Nós somos exemplo

Gostamos de afirmar a nossa santidade e muitas vezes queremos que os novos irmãos na fé já tenham um alto padrão de obediência, ou saímos para evangelizar com aquele estereótipo de "o cristão perfeito".

Mas hoje gostaria que você fosse o exemplo perfeito do amor de Deus. Em I Timóteo 1:15-16, vemos algumas verdades que nos ajudarão a sermos esse tipo de pessoa.

O apóstolo Paulo, ao escrever esta carta ao seu amado discípulo Timóteo, precisava combater várias heresias ensinadas por falsos mestres e uma delas era a de não crer que Jesus veio ao mundo em carne. Mas ele coloca que "esta palavra é fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo" v. 15, mas Ele definitivamente não veio para passear, ou para achar pessoas perfeitas, pelo contrário, veio para salvar os pecadores, dos quais, Paulo se considerava o principal.

Aqui o apóstolo usa a palavra grega "prõtos" que denota "o primeiro, quer no tempo ou lugar". Ele se considerava o primeiro pecador pelo qual Cristo veio.

Consideramo-nos como os principais pecadores? Ou temos ostentado a nossa perfeição como cristãos?

Para quê serve essa condição de principal pecador?

Jesus veio salvar um mundo de pecadores!

Quando reconhecemos nossas misérias, então a Sua misericórdia nos alcança. E Cristo pode demonstrar toda a sua longanimidade - paciência, clemência - pois nós éramos dignos de condenação. Através do Seu sacrifício, porém, alcançamos Sua graça salvadora, a fim de que sejamos exemplo de pecadores que creram nEle.

Somos exemplo de que Deus ama o pecador e por meio de Seu Filho todos os nossos pecados são perdoados. E quando alguém falar que não tem mais esperança do perdão de Deus em sua vida, seja esse exemplo do "principal pecador" perdoado para a vida eterna!

Edonir Lemos

Tesoureiro da Federação de Jovens Batistas do Sétimo Dia e aluno do TIME