Contato

O forumlário abaixo é destinado a você que deseja entrar em contato com a Federação de Jovens Batista do Sétimo Dia.
Fields marked with * are required

Imagem Captcha Recarregar imagem

O que é Adoração?

Segundo o dicionário bíblico - o vocabulário referente à adoração é muito extenso, porém o conceito essencial, tanto no Novo quanto no Velho Testamentos é o de Serviço. Os termos usados no AT e no NT, respectivamente, são o hebraico "Bhodhâ" e o grego "Latreia", cada um dos quais originalmente significava o "trabalho" efetuado pelos escravos. E, a fim de prestar essa "adoração" a Deus, os seus servos devem "prostrar-se", (no hebraico, Hishtahawâ), e, assim, manifestarem temor reverente e admiração, além de respeito próprios da atitude de adoração.

Muitas pessoas têm suas próprias idéias a respeito de adoração e as definições, como vimos, são diversas, mas precisamos deixar a Bíblia definir o conceito deste vocábulo. À medida que examinamos as Escrituras Sagradas, nos surpreendemos com a maneira como elas empregam a palavra "adoração". A Bíblia está cheia de versículos que vinculam a idéia de adorar à de prostrar-se ou ajoelhar-se diante de Deus. A palavra hebraica "Hishtahawâ", significa prostrar-se ou curvar-se. Quando examinamos a Bíblia, descobrimos muitos exemplos a esse respeito: Êxodo - 34:8; Salmos - 95:6; II Crônicas - 7:3 e Apocalipse - 4:10.

As expressões "encurvaram-se com o rosto em terra" ou "curvaram-se para a terra", estão frequentemente associadas à adoração a Deus. Isto não significa que devemos encurvar-nos com rosto em terra cada vez que adoramos a Deus ou mesmo que isto sempre acontecia em todos os atos de adoração mencionados na Bíblia. (até podemos fazê-lo), mas essa é uma atitude simbólica; por esta razão, é importante indagarmos o que significa e qual seu propósito.

Essa atitude expressa mais do que amor por alguém. Se você ama seu cônjuge não se prostra diante dele(a). Ora, a atitude de prostrar-se significa mais do que respeito. Entretanto, por mais que você respeite seus superiores no trabalho, você não se lança no chão diante deles. Prostrar-se diante de alguém significa reconhecê-lo como seu senhor. 

Você é servo dele e ele é seu senhor. Ele dá as ordens e você obedece.

Isto nos leva ao segundo aspecto de adoração encontrado na Bíblia: uma associação entre adorar e servir. Tudo o que somos e possuimos pertence a Deus, por conseguinte, somos servos d'Ele. Um exemplo deste conceito encontramos em Mateus - 4:10, que relata a ocasião em que Jesus foi tentado. Parece, então, que adorar a Deus de maneira bíblica implica em reconhecermos ser Ele o Nosso Senhor e que temos de servi-Lo em nossas vidas. Em resumo, adoração bíblica envolve tanto as palavras quanto a vida. Se quiséssemos uma breve definição de adoração, então, poderíamos dizer: "Adorar a Deus é reconhecê-Lo como Nosso Senhor, tanto nas palavras, quanto nos atos".