Contato

O forumlário abaixo é destinado a você que deseja entrar em contato com a Federação de Jovens Batista do Sétimo Dia.
Fields marked with * are required

Imagem Captcha Recarregar imagem

Perdoar para ser perdoados

- Poxa eu me humilho, não foi só eu que errei  e é isso que vem como “recompensa” da minha humildade??

Dai pensei:  “Bom eu fiz minha parte, estou livre com essa situação...”

Então, na mesma semana, fui na igreja numa quarta – feira, e lembro muito bem da pregação do Pr Sal, que era sobre perdão. Eu “apanhei” desde o começo, mas estava la pensando: “- Bom eu já fiz minha parte, não era só eu que estava errada e eu até já fui lá pedir perdão... Parabéns pra mim né?!!”

Então o pastor falou algo que me derrubou do salto e  eu nunca mais esqueci:

- Você pode estar pensando:  Não, eu estou certa, foi o outro quem errou comigo, eu não vou me humilhar!!! Lembre-se de você e Jesus. Quem estava certo e quem foi para a cruz?

Perdoar não e uma decisão fácil, pedir perdão também não. Mas se quisermos ser filhos obedientes, essa tem que ser nossa atitude. Aquele que habitualmente odeia um irmão prova que não permanece no amor divino e na luz divina.

Há poucos dias assisti um filme: Graça e perdão – Amish Grace , baseado em uma história real. Nesse filme um cara mata 5 meninas do povo Amish e se mata. Eles perdoam o cara e ajudam a mulher dele enquanto as pessoas de fora julgavam ela. Nesse filme eles descrevem o ódio como um animal bem grande, com muitos dentes e com fome que come o nosso coração e nos mata.

Não perdoar é isso. Nós somos os principais atingidos dessa falta de perdão. O ódio  destrói a nossa vida, destrói nossa alma, destrói nosso relacionamento com Deus. Nós passamos a maior parte de nosso dia pensando naquilo que nos magoou, pensando muitas vezes em como nos vingar.

Em Romanos 12:19 está escrito: “Não vos vingueis  a vós mesmos, amados, mas dai lugar a ira de Deus; porque está escrito: Minha é a vingança; Eu retribuirei, diz o Senhor.” Deus é soberano. Não devemos nos vingar de modo algum, mas deixar toda a situação na mão soberana do Senhor, dando – lhe terreno para Ele fazer o que quiser. Quando nós não buscamos a vingança, as trevas são banidas.

Deus conhece o nosso coração, Ele sabe o quanto é difícil para nós nos humilharmos. Ele sabe que muitas vezes fomos magoados pelas pessoas que nós mais amamos, e como dói!! Mas Ele também sabe que nós estaremos muito melhores com um coração limpo, sem mágoa, sem rancor. Por isso que Ele nos pede para perdoar, por isso que Ele nos perdoa todas as vezes que nós falhamos. Por isso que quando a gente não consegue perdoar Ele nos ensina, nos dá forca, nos dá graça para fazer com o coração aberto, com o coração puro.

Perdoar não significa esquecer, e nem significa absolver. Mas se nós ficarmos presos diante do ódio e ressentimento, nós é que seremos punidos.

Quantas vezes nós frequentamos a mesma igreja, a mesma célula, estamos servindo ao mesmo Deus, mas deixamos que algo, muitas vezes tão pequeno, destrua nosso relacionamento com Deus, com nosso irmão, tire nossas bençãos, nosso crescimento, nossa paz.

De nada adianta fazermos tanto para Deus se não conseguimos amar os filhos de Deus, se não conseguimos perdoar os filhos de Deus.

Perdoar quando alguém nos machucou é difícil. Talvez mais difícil ainda é pedir perdão estando certo. Podemos ter relacionamentos destruídos sim, mas não pela nossa falta de humildade. Mesmo se a outra pessoa não perdoar, mesmo se ela não vier pedir perdão, é nossa obrigação como cristãos fazer.

Eu entendi o que Deus queria de mim depois da pregação. Mas mesmo sabendo que Jesus estava certo e que Ele foi pra cruz por erros meus, eu tive que reaprender, muitas outras  vezes , perdoar e pedir perdão.

Deus é como um pai misericordioso, que sempre tem paciência conosco, nos compreende, atende, não se cansa de nos perdoar. Grande é a misericórdia do Senhor!

Que não venhamos fazer de nosso coração um campo de batalha entre o ódio e o amor, porque o ódio vencerá. Mas que nossa vida seja um espelho de Jesus em humildade , em amor. Que nosso coração seja a morada do Pai, morada do amor e do perdão. Por mais difícil que seja, possamos perdoar, pedir perdão, nos humilhar e viver em santidade .

 

Por Geane Alberton

 

{youtube}w24nWgcJN4U{/youtube}